“Porque nenhuma mentira vem da verdade” (1 João 2.21).
Uma das práticas mais constantes de todo ser humano é a mentira. É impressionante perceber que, nas mais diversas situações, a pessoa quando pressionada fala alguma mentira.
Existem, inclusive, alguns pensamentos que fazem com que a mentira seja vista como algo necessário para o viver diário. Dizem: É melhor uma mentira do que a verdade, que às vezes causa mal aos outros. Uma mentirinha de vez em quando não é tão ruim assim.
Todavia, quando olhamos as Escrituras, aprendemos que toda mentira tem como ponto de partida o próprio diabo. Ele é chamado de o pai da mentira.
"Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira". (João 8:44)
A Bíblia não diz se é uma mentirinha ou uma mentirona. Tudo aquilo que não é a verdade é simplesmente chamado de mentira. A mentira, nesse sentido, é trágica porque quando olhamos para Cristo, vemos que Ele chama-se a si mesmo de a Verdade. Assim sendo, Cristo é a fonte da verdade, enquanto que o diabo é a fonte da mentira.
Qual deve ser o nosso posicionamento frente a mentira?
· Devemos fazer um compromisso sério e inquestionável com a verdade de Cristo, pois Ele nos ajudará a enfrentarmos todas as situações baseadas na verdade que Ele veio revelar a nós;
· Devemos rejeitar a mentira que vem daquelas pessoas que querem tão somente passar adiante as dissenções e maledicências. Não podemos ser cúmplices dessas pessoas e devemos deixá-las a sós nas suas mentiras;
"Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros". (Efésios 4:25)
Outra coisa que devemos lembrar é que o mundo está posto no maligno. Ou seja, a estrutura do mundo é toda fundamentada na mentira, na dissimulação, na malícia. Isso deve levar a cada um de nós a ter muita cautela no nosso relacionamento com o mundo. Devemos buscar sempre a orientação de Deus na realização dos nossos negócios ou nas associações que fazemos no dia a dia.
Cuidemos para não sermos apanhados com aqueles que estão usando da mentira para manter um sistema de opressão sobre os mais pobres, os mais necessitados da nossa sociedade.
E o pior:
"Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.
Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira". (Apocalipse 22:14-15)
Nunca se esqueça que nenhuma mentira vem da verdade.
Que Deus nos faça verdadeiros, como Ele e seu Filho Jesus Cristo são, para que possamos entrar pelas portas.
Amém.









2 comentários :
A mentira é uma doença que está infetando todo o meio politico e religioso. O desconecimento ou falta de conhecimento muitas vezes, leva o povo a fazer diferença entre mentiras pequenas e grandes, mas desconhecen que a Bíblia apenas fala na mentira, aliás no pecado da mentira.
Tudo de bom para minha irmã.
Um abraço.
Oi Fluvia,
muito linda a mensagem que você nos passa... Costumo dizer que pra Deus não existe mentira pequena e nem mentira grande; tudo é mentira! Deus não mede... A mesma comparação para um assalto a um banco e ir no supermercado e pegar uma uva pra provar...
A paz do Senhor querida, beijos..
Postar um comentário